Business Intelligence: o que é e por que é importante?

//Business Intelligence: o que é e por que é importante?
  • business intelligence

Você sabe o que é Business Intelligence? Não? Bom, para entender, primeiro precisamos admitir que a era digital é uma realidade. Não há como discutir: a tecnologia mudou de vez a forma como nos relacionamos, seja com pessoas, empresas ou negócios. No entanto, o mundo corporativo foi, sem dúvidas, um dos mais afetados por essa revolução tecnológica. Nunca, em toda a história, houve tanta informação sobre o mercado, clientes, leads e demais fatores de negócio quanto hoje.

Porém, as informações por si só, não ajudam muito. É preciso saber como utilizar esses dados de maneira inteligente e eficaz para o crescimento de seu negócio. Então, é aí que o Business Intelligence (BI) surge como uma estratégia bastante vantajosa e moderna para lidar com essas informações.

O que é Business Intelligence?

O que é Business Intelligence?

Não é um aplicativo que gera dados, mas sim uma metodologia. Sim, existem softwares que são capazes de auxiliar na sua aplicação, mas não é só isso. O Business Intelligence é um conjunto de ações e práticas que visa transformar dados aparentemente desconexos em informações valiosas, que podem ajudar gestores e empresas a tomarem as melhores decisões para o futuro do negócio.

Com o uso dessa metodologia, é possível que as empresas aprendam sobre qualquer processo ou tendência que afeta o desempenho. Por que as coisas estão acontecendo dessa forma? Quem é meu público? O que está dando certo? O que pode melhorar? Portanto, um fator chave para que isso funcione é a tecnologia usada e a capacidade de criar painéis de fácil visualização. As soluções certas podem revelar os dados mais importantes e gerar percepções mais claras para facilitar a tomada de decisões.

Por que é tão importante?

Por que é tão importante?

É uma grande vantagem poder basear as futuras ações em dados, pois os riscos são diminuídos. Todas as respostas para as perguntas que uma empresa pode fazer sobre seu próprio negócio estão dentro dessas informações. Por exemplo, é possível tomar decisões melhores através do acesso ao histórico do já foi realizado ou mesmo identificar tendências para o futuro. Portanto, dentro de um mercado cada vez mais saturado e desafiador, quem optar pela modernização deve se destacar dos demais.

E o Business Intelligence, ao que parece, veio mesmo para ficar. De acordo com uma pesquisa da Dresner, apenas 1,37% das empresas consultadas consideram que essa metodologia não tem importância. Em contraste, 35,37% consideram muito importante e 27,89% acreditam que tem valor crítico no negócio. Portanto, fica claro que essa tendência será vital para que as companhias se destaquem no mercado.

Em conclusão, o Business Intelligence é o presente e o futuro do mundo dos negócios. Mas, e você? Vai continuar no passado? Aqui, na Tecnun, nós temos cursos práticos e didáticos sobre ferramentas como Excel e Power BI, que podem te ajudar a aplicar essa metodologia o quanto antes na sua empresa e na sua vida! Não vai deixar essa oportunidade passar, né?

Clique aqui e encontre o curso perfeito para você!

2021-02-23T12:06:57-03:00Tags: |