Comando Mesclar Células no Excel

Um comando muito simples e que costuma ser apresentado aos usuários desde suas primeiras experiências com o Excel, é o comando “Mesclar Células”.

À primeira vista, este comando parece bastante útil e atende com satisfação a necessidade de “centralizar títulos” entre em várias colunas, ou mesmo deixar a apresentação dos dados mais “bonita”, o que garante a ele presença na lista dos comandos mais usados do Excel.

Mas não se engane!

Este simples comando, aparentemente inofensivo, que é usado pela maioria das pessoas, esconde um comportamento que pode tirar o sono dos usuários no momento que menos se espera.

O problema começa a surgir quando o usuário precisa, por exemplo, copiar dados entre planilhas diferentes. Seja para criar novos relatórios ou para complementar os dados já existentes. Ao executar a operação Copiar/Colar, o usuário pode ser surpreendido por uma mensagem de erro, dizendo algo do tipo: “Não podemos fazer isso em uma célula mesclada”.

Como este comando é tão simples e “inofensivo”, o usuário pode ser deparar com uma situação que lhe tomará algumas horas de reorganização ou mesmo de trabalho braçal para obter os resultados desejados.

A “Dica de Ouro” para este situação é evitar ao máximo a utilização do comando “Mesclar Células”. Mas, ao pensar nesta possibilidade, a primeira pergunta que lhe virá a mente será: “Como vou centralizar os dados da minha planilha para ter uma apresentação agradável de títulos e de formatação?”

Bom! O Excel tem uma outro comando, muito mais “escondido”, que entrega o mesmo efeito supra-citado: Ele centraliza o texto entre várias colunas.

Para acessá-lo, você deve selecionar as colunas que serão usadas para a centralização e acessar o comando na Guia PÁGINA INICIAL, Grupo Células, Botão Formatar, Opção Formatar Células (Tecla de Atalho: CTRL+1).

No Quadro de Diálogo que se abre, clicar na aba Alinhamento e configurar a opção Alinhamento Horizontal para Centralizar Seleção.

Este comando é muito útil e possui outras utilidades que pretendo abordar em breve.

Neste momento, peço apenas que reconsidere o uso do comando “Mesclar Células”.

Veja também

2017-06-25T18:44:19+00:00