
Um comando muito simples e que costuma ser apresentado aos usuários desde suas primeiras experiências com o Excel, é o comando “Mesclar Células”.
À primeira vista, este comando parece bastante útil e atende com satisfação a necessidade de “centralizar títulos” entre em várias colunas, ou mesmo deixar a apresentação dos dados mais “bonita”, o que garante a ele presença na lista dos comandos mais usados do Excel.
Mas não se engane!
Este simples comando, aparentemente inofensivo, que é usado pela maioria das pessoas, esconde um comportamento que pode tirar o sono dos usuários no momento que menos se espera.
O problema começa a surgir quando o usuário precisa, por exemplo, copiar dados entre planilhas diferentes. Seja para criar novos relatórios ou para complementar os dados já existentes. Ao executar a operação Copiar/Colar, o usuário pode ser surpreendido por uma mensagem de erro, dizendo algo do tipo: “Não podemos fazer isso em uma célula mesclada”.
Como este comando é tão simples e “inofensivo”, o usuário pode ser deparar com uma situação que lhe tomará algumas horas de reorganização ou mesmo de trabalho braçal para obter os resultados desejados.
A “Dica de Ouro” para este situação é evitar ao máximo a utilização do comando “Mesclar Células”. Mas, ao pensar nesta possibilidade, a primeira pergunta que lhe virá a mente será: “Como vou centralizar os dados da minha planilha para ter uma apresentação agradável de títulos e de formatação?”
Bom! O Excel tem uma outro comando, muito mais “escondido”, que entrega o mesmo efeito supra-citado: Ele centraliza o texto entre várias colunas.
Para acessá-lo, você deve selecionar as colunas que serão usadas para a centralização e acessar o comando na Guia PÁGINA INICIAL, Grupo Células, Botão Formatar, Opção Formatar Células (Tecla de Atalho: CTRL+1).
No Quadro de Diálogo que se abre, clicar na aba Alinhamento e configurar a opção Alinhamento Horizontal para Centralizar Seleção.
Este comando é muito útil e possui outras utilidades que pretendo abordar em breve.
Neste momento, peço apenas que reconsidere o uso do comando “Mesclar Células”.
Veja também
5 soft skills que todo profissional de TI precisa
As habilidades técnicas são fundamentais para que o profissional, seja lá qual for sua área de atuação, se torne bem sucedido. No entanto, nos dias atuais, elas não são mais suficientes. Além do conhecimento teórico, [...]
Entendendo o armazenamento em nuvem
De acordo com uma pesquisa do Grupo Sys, cerca de 85% das empresas de tecnologia estão utilizando algum tipo de serviço em nuvem para armazenar seus dados. É um número bastante expressivo, não? Mas você [...]
Excel e Power BI: como unir as duas ferramentas e usá-las a seu favor
Como já abordamos aqui em outros momentos, com o passar do tempo, o uso de dados se tornou indispensável para qualquer empresa, seja lá qual for o seu ramo no mercado. É fundamental conseguir mensurar, [...]