
Um comando muito simples e que costuma ser apresentado aos usuários desde suas primeiras experiências com o Excel, é o comando “Mesclar Células”.
À primeira vista, este comando parece bastante útil e atende com satisfação a necessidade de “centralizar títulos” entre em várias colunas, ou mesmo deixar a apresentação dos dados mais “bonita”, o que garante a ele presença na lista dos comandos mais usados do Excel.
Mas não se engane!
Este simples comando, aparentemente inofensivo, que é usado pela maioria das pessoas, esconde um comportamento que pode tirar o sono dos usuários no momento que menos se espera.
O problema começa a surgir quando o usuário precisa, por exemplo, copiar dados entre planilhas diferentes. Seja para criar novos relatórios ou para complementar os dados já existentes. Ao executar a operação Copiar/Colar, o usuário pode ser surpreendido por uma mensagem de erro, dizendo algo do tipo: “Não podemos fazer isso em uma célula mesclada”.
Como este comando é tão simples e “inofensivo”, o usuário pode ser deparar com uma situação que lhe tomará algumas horas de reorganização ou mesmo de trabalho braçal para obter os resultados desejados.
A “Dica de Ouro” para este situação é evitar ao máximo a utilização do comando “Mesclar Células”. Mas, ao pensar nesta possibilidade, a primeira pergunta que lhe virá a mente será: “Como vou centralizar os dados da minha planilha para ter uma apresentação agradável de títulos e de formatação?”
Bom! O Excel tem uma outro comando, muito mais “escondido”, que entrega o mesmo efeito supra-citado: Ele centraliza o texto entre várias colunas.
Para acessá-lo, você deve selecionar as colunas que serão usadas para a centralização e acessar o comando na Guia PÁGINA INICIAL, Grupo Células, Botão Formatar, Opção Formatar Células (Tecla de Atalho: CTRL+1).
No Quadro de Diálogo que se abre, clicar na aba Alinhamento e configurar a opção Alinhamento Horizontal para Centralizar Seleção.
Este comando é muito útil e possui outras utilidades que pretendo abordar em breve.
Neste momento, peço apenas que reconsidere o uso do comando “Mesclar Células”.
Veja também
Visualizar soma e outros totais na barra de status do Excel
Uma das facilidades mais usadas do Excel é a seleção de algumas células da planilha e a visualização instantânea da soma destes valores na barra de status. Você sabia que você pode visualizar [...]
Usando a àrea de transferência do windows através do VBA
Dentre os recursos disponíveis no VBA, podemos encontrar uma biblioteca chamada DataObjects. Trata-se de um conjunto de objetos que podem ser usados para manipular a Área de Transferência do [...]
Inserir função soma rapidamente
Uma das necessidades mais frequentes do Excel é a inclusão da função =SOMA() em alguma parte da sua planilha. Como você inclui essa funcão? Digitando letra por letra: =S-O-M-A-( Não faça mais isso! [...]