Lixo Eletrônico: Veja como dar o destino correto ao seu

//Lixo Eletrônico: Veja como dar o destino correto ao seu
  • lixo eletrônico

Com a evolução dos aparelhos eletrônicos, muitas tarefas do dia-a-dia se tornaram mais fáceis. Por exemplo, hoje em dia é muito mais fácil se conectar com alguém do outro lado da cidade, país ou até do mundo, algo que ninguém pode sequer imaginar ficar sem nos dias de hoje.
No entanto, parece que as pessoas ainda não descobriram o que fazer com o lixo que esses novos aliados geram, e isso é muito ruim para o meio ambiente. De acordo com a Global e-Waste, o Brasil é o maior produtor de lixo eletrônico da América Latina e o sétimo do mundo! Então, confira aqui algumas dicas da Tecnun para evitar a poluição por lixo eletrônico e aprenda como descartar da forma certa os seus aparelhos.

O que é lixo eletrônico?

O que é lixo eletrônico?

Quando um aparelho perde sua função de uso, seja por substituição ou mesmo por quebra, ele se torna lixo eletrônico. Pode ir de objetos mais óbvios como celulares, laptops, computadores e televisores até objetos como máquinas de lavar, geladeiras, baterias e cartuchos.

O descarte incorreto do lixo eletrônico pode gerar diversos danos ao meio ambiente, como por exemplo a contaminação do solo e da água por metais pesados e a redução do tempo de vida dos aterros. Portanto, em um mundo mais sustentável, o lixo deve ser ficar no local correto.

Qual o local adequado para o descarte?

Qual o local adequado para o descarte?

Ao descartar o lixo eletrônico, não o jogue no lixo doméstico e nem guarde em casa, pois os aparelhos podem liberar substâncias tóxicas e corrosivas. Além disso, os aterros também não são locais apropriados, já que os elementos químicos dos objetos contaminam solo, água e plantas.

Atualmente, a maioria dos aparelhos possuem uma bateria de íon-lítio. O lítio possuí valor econômico, então existe uma boa oferta de empresas que se interessam por reciclar essas baterias. Então, os melhores locais são companhias especializadas nesse tipo de serviço, postos de coleta ou com o próprio fabricante do aparelho, que possui a obrigação legal de encontrar o local adequado para o descarte.

Como fazer para descartar corretamente meu lixo eletrônico?

Como fazer para descartar corretamente meu lixo eletrônico?

O primeiro passo para fazer o descarte adequado é separar o lixo de acordo com suas categorias. Existem quatro linhas para separar os aparelhos:

  • Verde: celulares, notebooks, impressoras, tablets, mouses, teclados, computadores de mesa, carregadores, fones de ouvido, cabos, pilhas, baterias, etc.
  • Marrom: TVs, equipamentos de DVD/VHS, aparelhos de som.
  • Azul: eletrodomésticos portáteis como batedeiras, secadores, liquidificadores, chapinhas, secadores de cabelo, ferros elétricos, micro-ondas, etc.
  • Branca: eletrodomésticos de grande porte, como geladeiras e fogões.

Depois, com todos os objetos separados, é só buscar um ponto de coleta das fabricantes. Em 2010, uma nova lei passou a colocar a cargo das empresas a função de coletar e reciclar esse lixo. Logo, basta fazer uma simples pesquisa sobre o ponto de coleta de sua fabricante e ir ao local que fica mais perto de você.

Outra boa opção pode ser a procura empresas que façam esse tipo de serviço. Elas podem transformar seus objetos sem uso em novas baterias, por exemplo. Dessa forma, você ajuda na construção de um mundo cada vez mais sustentável e com um futuro mais promissor para as novas gerações.

 

2021-02-02T11:03:59-03:00Tags: |