Você sabe quais serão as tendências para o mundo pós-pandemia?

//Você sabe quais serão as tendências para o mundo pós-pandemia?
  • pandemia

A pandemia, ocasionada pelo surto do novo Coronavírus, definitivamente impactou – e muito – o planeta inteiro. As recomendações das autoridades de saúde para evitar o contágio acabaram por redesenhar a forma como as pessoas se relacionam com o outro e com o mundo, de forma geral. Há, inclusive, um consenso de que esse cenário acelerou a transformação digital. O home-office, por exemplo, que era mal visto por alguns gestores, foi a única opção para que muitas empresas pudessem seguir com o trabalho.

Com a chegada de vacinas em várias partes do planeta, o fim da pandemia parece mais próximo do nunca. No entanto, após um tempo considerável se adaptando ao “novo normal”, algumas mudanças que surgiram durante esse período vieram para ficar. Confira aqui, nessa postagem, alguns fatores que certamente continuarão sendo levados em conta mesmo no mundo pós-pandemia.

Home-office sim, mesmo sem pandemia!

Home office sim, mesmo sem pandemia!

Para muitos trabalhadores, infelizmente, o surto do novo Coronavírus significou o fim do emprego. No entanto, para alguns setores – como o da tecnologia – foi possível continuar, de maneira remota. Mesmo antes da pandemia, o home-office já era estudado e até mesmo aplicado por algumas empresas, porém, diante do cenário que se desenhou, não era mais uma opção, mas sim uma questão de sobrevivência.

Apesar das vantagens e desvantagens, a experiência acabou sendo boa para muitas empresas, a ponto de um modelo que mescle trabalho presencial e remoto ser forte tendência para o futuro. De acordo com uma pesquisa da McKinsey & Company, cerca de 20% de toda a força de trabalho poderia trabalhar, em casa, de três a cinco vezes na semana com a mesma eficiência com que trabalharia em um escritório. Nesse ritmo, isso significaria de três a quatro vezes mais pessoas trabalhando em casa do que antes da pandemia.

Busca por comodidade

Busca por comodidade

Com o fechamento de muitas lojas, as pessoas passaram a usar o meio digital para fazerem suas compras. E, mesmo após reabertura do comércio, muitos ainda optam por compras online como meio de evitar aglomerações e de estar em contato – ainda que indiretamente – com outras pessoas. Esse cenário fez com as empresas precisassem se adaptar rapidamente ao mundo digital, construindo sua presença nas redes para não perderem clientes.

Após muito tempo com essa comodidade, a tendência é que nos próximos anos, mesmo sem a pandemia, as compras online continuem muito populares. Portanto, as empresas que não investirem em tecnologia para atender as demandas da nova realidade que o mundo enfrenta, podem ficar para trás. A Starbucks, por exemplo, investiu em um app para acelerar pagamentos pelo celular para veículos próximos a loja, já que muitos não se sentem à vontade para consumir no local.

Ainda mais tempo conectados

Ainda mais tempo conectados

Como muitas pessoas não puderam mais sair de casa desde o início da pandemia, a forma de se distrair durante o isolamento foi, é claro, através da internet. Sites como Facebook, Netflix e YouTube registraram um crescimento muito alto no número de acessos por dia, de acordo com levantamento do New York Times. Além disso, como já comentado antes neste texto, muitos trabalhadores passaram a lidar com o ambiente virtual em seu dia-a-dia. Fica evidente, então, que as pessoas estão ainda mais conectadas.

Portanto, com mais tempo on-line, é preciso estar sempre seguro no ambiente em que você passa a maior parte do dia, não é mesmo? Imagine o cenário: você armazena em seu dispositivo pessoal diversos dados, tanto pessoais quanto de seu cliente, por exemplo. Em um dia comum, você o liga e percebe que há um grave problema com o HD e, logo, todos os seus dados foram comprometidos. Chato, não? Uma boa solução para que isso não aconteça é armazenar suas informações em nuvem. Assim, é possível acessá-las através de qualquer dispositivo, em qualquer lugar. Para empresas em que os funcionários precisam acessar e compartilhar dados, é uma ferramenta perfeita. Isso sem falar da segurança, atualizações automáticas e backups que ajudam muito a melhorar o dia-a-dia de trabalho.

Quer saber mais? Nós, da Tecnun, temos profissionais especialistas em soluções de Cloud Computing para melhorar a sua experiência com dados na internet.

Conheça-nos agora mesmo clicando aqui e não fique de fora do que há de mais novo no mundo da tecnologia!

 

2021-02-08T13:09:37-03:00Tags: |