5 soft skills que todo profissional de TI precisa

//5 soft skills que todo profissional de TI precisa
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As habilidades técnicas são fundamentais para que o profissional, seja lá qual for sua área de atuação, se torne bem sucedido. No entanto, nos dias atuais, elas não são mais suficientes. Além do conhecimento teórico, é preciso estar atento nas soft skills que podem te ajudar (e muito) na carreira.

As soft skills são, portanto, habilidades mais subjetivas que, quando somadas ao conhecimento técnico, tornam um colaborador cada vez mais desejado e valorizado pelas empresas. Sendo assim, hoje separamos algumas dessas competências que são fundamentais para o sucesso de um profissional na área de TI.

Soft Skills 1: Comunicação e Colaboração

Comunicação e Colaboração:

O trabalho em times é muito comum na área de tecnologia da informação. Portanto, para que os projetos sejam bem sucedidos, é vital que a comunicação entre os membros desse time seja muito eficiente. Você precisa ser capaz de explicar como algo funciona, mas também precisa saber explicar o porquê e apresentar as soluções de forma clara e concisa.

Além disso, como no dia a dia do TI lidamos com situações difíceis, é muito importante que você saiba explicar problemas mais complexos em linguagem comum. Muitas falhas em projetos ocorrem porque os profissionais tem dificuldade em trabalhar de maneira conjunta.

Soft Skills Gerenciamento de tempo

Gerenciamento de tempo

Na área de TI, não saber administrar corretamente o tempo pode ser algo muito ruim. Isso porque quando um time está trabalhando em um projeto, qualquer atraso é prejudicial para seu desenvolvimento. Toda o time pode sofrer as consequências porque alguém não foi capaz de gerenciar seu tempo da maneira correta.

Além disso, saber gerenciar bem o tempo pode afetar na confiança que as pessoas da empresa possuem em você. Afinal, quanto mais você conseguir realizar os trabalhos em tempo hábil, mais tarefas importantes realizará, já que o seu tempo de resposta é muito bom.

Resolução de problemas

Resolução de problemas

Ser capaz de analisar os problemas da maneira certa e tirar conclusões rápidas são soft skills vitais para quem deseja ter um carreira de sucesso na área. Quando se fala em tecnologia, é comum que alguns problemas mais difíceis de se resolver façam parte do dia a dia. Portanto, é muito importante que o profissional tenha o perfil de alguém que não desiste fácil de encontrar as soluções necessárias.

Para desenvolver isso, uma dica importante é: nunca pare de fazer perguntas. Quando você tem o hábito de fazer perguntas, acaba se livrando de cometer equívocos ou de interpretar de maneira errada alguma orientação. Dessa forma, com o tempo, você vai adquirindo mais conhecimento e experiência para lidar com essas situações.

Soft Skills de Flexibilidade

Flexibilidade:

Vivemos em um mundo de mudanças rápidas, então é importante ser ágil e capaz de se adaptar às transformações. Não sobrevivem os mais fortes, mas sim os mais aptos. Entender as alterações não como coisas ruins, mas sim como oportunidades de crescimento e evolução é uma habilidade fundamental para os dias atuais.

Inteligência emocional

Ser capaz de controlar as emoções é fundamental para o bom andamento de seu trabalho. Um profissional que aprende com as críticas é mais propenso a tirar as conclusões necessárias e evoluir naquilo que é mais fraco. Não se desesperar ao encontrar problemas difíceis, mas sim parar, manter a calma e pensar na melhor maneira de ser da situação são características importantes não só no TI, mas em qualquer ambiente profissional e pessoal.

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2021-03-31T12:40:07-03:00Tags: , |