Big Data: o que é e por que é importante?

//Big Data: o que é e por que é importante?
  • Big Data

Existem muitos debates no mundo da tecnologia, mas uma coisa é praticamente consenso entre os grandes especialistas no assunto: a revolução digital chegou para ficar. Se isso já era uma realidade antes da pandemia, com o novo cenário que se desenhou após ela, esse movimento se tornou ainda mais forte. É, de fato, um fenômeno sem volta, e vai continuar impactando diversos setores com suas tecnologias disruptivas, como o Big Data.

Com o aumento enorme da quantidade e da importância dos dados nos últimos anos, surgiu a necessidade de tratar e analisar melhor essas tão numerosas informações. E, dessa forma, nasce o Big Data.

O que é o Big Data?

O que é o Big Data?

O termo Big Data pode ser definido como um grande conjunto de dados cujo tamanho ou tipo está além da capacidade dos bancos de dados tradicionais, que não conseguem capturar, gerenciar e processar esses dados de maneira adequada. Eles podem estar organizados ou simplesmente em seu estado bruto, formando uma montanha de informações aparentemente sem valor.

Na era em que vivemos, grandes volumes de dados são gerados a todo momento. Por exemplo, durante nossas interações nas redes sociais ou em qualquer outra plataforma digital. Acontece que às vezes essas informações estão sendo analisadas, mas em muitos casos, não estão. Portanto, é muito importante saber o que é Big Data, mas mais importante ainda é saber que os dados devem gerar valor, e não simplesmente se juntarem a uma pilha de informações desconexas.

Big Data

As características do Big Data incluem os 5V’s: volume, velocidade, variedade, veracidade e valor. Quando se fala em volume, estamos falando de quantidade de interações. No mundo digital, podem ser as transações financeiras, buscas, cliques, etc. Só para se ter uma noção da quantidade de dados, estima-se que em 2020 foram enviadas, por minuto, mais de 59 milhões de mensagens por Messenger e WhatsApp e mais de 190 milhões de e-mails.

O segundo V se refere à produção contínua de novos dados, que precisam ser armazenados e analisados em alta velocidade. O terceiro, de veracidade, é onde o Big Data se preocupa com a qualidade dos dados. Se eles são verídicos ou não, se correspondem ao contexto inserido, se estão atualizados, etc. Depois, existe a característica de variedade, ou as fontes de ondes vieram os dados. Se vieram de redes sociais, aplicativos, cookies, e-mails, etc. E, por último e mais importante, há o V de valor. Os dados armazenados por uma empresa devem ser os seus maiores bens. Portanto, devem gerar valor e fazer com que o negócio cresça.

Por que é tão importante?

Por que é tão importante?

Em primeiro lugar, o uso do Big Data é fundamental para responder as perguntas dos consumidores. Ou seja: o que eles querem, por que as pessoas compram, quais produtos mais gostam, etc. A cada dia, as organizações coletam insights mais úteis sobre suas vendas, para ajustar e otimizar suas campanhas. Portanto, quanto mais você aprende sobre seus clientes, mais competitiva sua empresa se torna.

Um outro fator muito importante do uso de Big Data é que, através dele, se torna possível tomar decisões mais confiáveis. Afinal, todas as empresas precisam tomar decisões complexas à medida que crescem. Dessa forma, seu uso pode ajudar a fazer escolhas com mais confiança, com base em uma análise aprofundada sobre o mercado, setor e clientes. Isso porque um dos maiores benefícios do Big Data é sua precisão. Portanto, você não precisa adivinhar se deve lançar uma nova campanha de marketing ou experimentar um novo produto. Em vez disso, você pode examinar as informações que possui e tomar decisões focadas, projetadas para gerar o melhor desempenho possível.

Gostou desse conteúdo? Então experimente conhecer o blog da Tecnun!
Toda semana tem sempre um conteúdo esperando por você. Descubra as principais tendências do mundo da tecnologia, leia entrevistas com profissionais de muito gabarito na área e receba dicas bem valiosas para o dia a dia de seu trabalho!

Conheça as nossas redes sociais!

Visite e nos siga no Instagram
Conheça e curta nossa página no Facebook
Se conecte e nos siga no LinkedIn

Referências:

Associação Internacional de Inteligência Artificial
IBM
Forbes
Resource On Demand

 

2021-07-16T10:46:10-03:00Tags: |