Gestão de TI: será que o modo como você gerencia a sua TI é eficiente?

//Gestão de TI: será que o modo como você gerencia a sua TI é eficiente?
  • Gestão de TI

Já se foi o tempo em que uma empresa que investe em tecnologia era diferente e inovadora. Nos tempos atuais, investir em tecnologia é, basicamente, uma forma de sobrevivência. Portanto, dentro desta nova realidade, se faz necessário gerenciar todo esse aparato tecnológico de maneira eficiente, para que a empresa esteja sempre competitiva no mercado. Uma gestão de TI eficiente, além de contribuir para a automatização de processos, redução de custos e agilidade às rotinas, também proporciona um ambiente mais adequado à inovações que podem trazer um diferencial para a companhia.

Então, agora é hora de olhar para dentro. Será que a sua gestão de TI é ineficiente? Nessa postagem, listamos alguns fatores que podem indicar o nível de maturidade em que sua gestão está e, assim, você pode identificar pontos a melhorar. Continue a leitura para descobrir!

Gestão de TI 1

É necessário entender que a tecnologia não é um custo, mas sim um investimento 

É claro que um bom gestor precisa estar sempre atento ao custo financeiro dos investimentos que sua empresa faz. No entanto, quando se trata de tecnologia, encará-la como uma despesa não é o mais correto a se fazer. Isso porque a razão de realizar este investimento é justamente fazer com que os lucros do negócio cresçam, pois as ferramentas corretas, na estrutura correta, aumentam a produtividade e alavancam os resultados.

A tendência é de que, cada vez mais, os negócios continuem investindo em soluções digitais para suas gestões, com o intuito de aumentar seus lucros. Então, diante de um cenário em que a tecnologia não está servindo à este propósito em sua empresa, o ideal não é encerrar este processo, mas sim encontrar os erros que foram cometidos em sua execução e mudar a estratégia.

Uma Gestão de TI ineficiente gera falhas na Comunicação Interna 

Uma Gestão de TI ineficiente gera falhas na Comunicação Interna 

Outro fator importante para avaliar a eficiência de sua gestão de TI é a comunicação interna. O TI é responsável por interligar os departamentos e seus dados, como por exemplo da contabilidade, do financeiro, vendas e outras áreas. Portanto, se a gestão da comunicação entre essas áreas for feita de maneira ineficiente, isso pode acarretar em interpretações incorretas e dados imprecisos, que podem ser extremamente prejudiciais para o andamento dos projetos e, dessa forma, gera prejuízos financeiros para as empresas.

Portanto, é importante avaliar como as informações entre os departamentos estão sendo passadas, como se dá este processo e, então, trabalhar para tornar essa comunicação mais eficiente. Dessa forma, existirão menos falhas na troca de informações, os processos se tornarão mais ágeis e, além disso, os custos que surgiram por conta de erros na transmissão dos dados, serão reduzidos ao máximo.

Se a segurança de dados não for boa, isso é um péssimo sinal

Os dados e informações da empresa e dos clientes devem ser protegidos

Como abordamos em nossa matéria sobre Ciência de Dados (que você pode acessar clicando aqui), os dados e as informações que são possíveis extrair a partir deles são um patrimônio vital para qualquer empresa. Isso porque, com um bom uso destes dados, a empresa se torna capaz de tomar as decisões mais precisas, menos custosa e mais eficientes para o seu negócio, o que gera uma vantagem competitiva. Portanto, um cuidado especial para garantir a segurança deles é muito importante.

Então, se existe alguma fragilidade na segurança e proteção destes dados, é um problema que a gestão de TI deve resolver. Afinal, se essas informações forem colocadas em risco, elas podem ser perdidas por algum problema técnico ou até mesmo serem acessadas por pessoas que não deveriam ter este acesso. Além disso, com uma segurança fraca, a empresa também poderá sofrer com o ataque de hackers, o que comprometeria financeiramente o negócio. Portanto, fique atento e busque sempre ter um sistema de segurança eficiente para melhorar a eficiência de sua gestão.

Atualização de sistemas e ferramentas

Atualização de sistemas e ferramentas

Um gestor de TI deve estar sempre atento às tecnologias que estão sendo empregadas. É necessário ter sempre as ferramentas mais atuais, sempre atualizadas e com a licença de uso em dia. Todo esse aparato deve ser controlado, organizado e catalogado. Dessa forma, a empresa evita ficar sem serviços importantes por conta de uma má administração dos recursos tecnológicos.

Mas, e aí? Gostou das dicas?

Então você vai adorar o nosso novo Projeto Infra!

Estamos oferecendo uma consultoria para as pequenas empresas que precisam de um apoio no momento de escolher a melhor opção em tecnologia da informação para administrar seu negócio. E o melhor: de maneira GRATUITA!

Agarre essa oportunidade de melhorar e reduzir custos em serviços de infraestrutura e segurança em Cloud Computing!

Quer saber mais? Entre em contato pelo e-mail cris.prado@tecnun.com.br ou pelo WhatsApp 11 99137-4998 🙂

Visite nossas redes sociais:

LinkedIn
Facebook
Instagram

2021-05-31T11:20:14-03:00