DevOps: conheça a cultura de TI que tem ajudado muitas empresas

//DevOps: conheça a cultura de TI que tem ajudado muitas empresas
  • DevOps

As empresas enfrentam desafios a todo momento. Há, portanto, a necessidade constante de inovar, e de modo rápido. Uma boa ideia pode ser inovadora, mas com o passar do tempo, ela deixa de ser uma novidade e passa a ser algo comum. E quanto mais tempo passa, ela se torna, então, uma obrigação para todas as empresas. No entanto, às vezes, apesar de boas ideias surgirem, o sistema de trabalho das equipes pode ser prejudicial à inovação nas empresas. Geralmente, isso ocorre quando há um conflito crônico de interesses entre os departamentos de desenvolvimento e operações. É aí, então, que o DevOps surge.

DevOps: o que é?

DevOps: o que é?

O DevOps busca fazer com que os setores de desenvolvimento e operações trabalhem juntos, todos visando um único objetivo. Nada mais é do que um conjunto de práticas que unem o desenvolvimento (Dev) e as operações (Ops) de um projeto de software, visando uma frequência de entrega constante, ágil e simplificada, sem perder qualidade, segurança e outros requisitos necessários. No entanto, não se trata de uma fórmula ou uma ferramenta mágica que rapidamente melhora e aumenta as entregas de um projeto.

Então, quando uma empresa decide aplicar estes conceitos em seu trabalho, ela começa a fazer parte da Cultura DevOps. É o termo utilizado quando uma empresa ou projeto decide seguir esse conjunto de práticas, adotando os pontos citados anteriormente tanto como mindset para os colaboradores, quanto implementando práticas, processos e ferramentas que auxiliem o alcance desse objetivo.

Por que o DevOps surgiu?

Por que o DevOps surgiu?

Agora que já sabemos o que é, precisamos descobrir como surgiu esse conjunto de práticas. Como uma vez disse Platão, “a necessidade é a mãe da invenção”. Qual necessidade, então, fez com que o DevOps surgisse para atendê-la? Bom, os problemas que levaram a seu surgimento ainda são os que empresas têm hoje em dia, antes de adotar a cultura: processos repetitivos sendo feitos manualmente.

Imagine um ciclo de desenvolvimento de um projeto simples, com poucos envolvidos. Então, temos a fase de desenvolvimento, onde as funcionalidades são implementadas. Logo após, temos a fase de testes, onde utilizamos esse projeto em um ambiente controlado para validar se as elas estão funcionando conforme o planejado. Podemos ter, em seguida, uma fase de piloto, onde esse projeto é disponibilizado para algumas pessoas em um ambiente real, para termos uma validação mais assertiva. E com todas as etapas anteriores sendo concluídas com sucesso, temos a fase de implantação, que é o ato de disponibilizar o projeto para o usuário final.

DevOps

Estamos falando de um projeto simples, com poucas pessoas envolvidas, mas que já possui uma quantidade razoável de processos que, se não validados corretamente, podem resultar em problemas quando disponibilizado para o usuário final. Agora imagine o aplicativo do seu banco, por exemplo. Quase toda semana você tem a oportunidade de atualizar ele, certo? Sabemos que esse app tem muitas funcionalidades, o que significa que tem muitas equipes trabalhando nele. Como podemos garantir que todas essas funcionalidades foram corretamente implementadas, testadas e validadas nos ambientes corretos? Será que somente o “ok” de uma pessoa ou time já é suficiente para garantir que o app pode ser distribuído? Podem ter falhas nesse processo, como o esquecimento de algum teste? Ou uma vulnerabilidade de segurança que possa gerar um risco para a empresa?

Foi pensando nesses processos manuais que o DevOps surgiu. Buscando, então, a automação desses processos (até então eram feitos manualmente), a fim de minimizar ao máximo falhas, vulnerabilidades e erros para o usuário final. Assim, garantindo que toda entrega, por menor que seja, passe por essa série de validações e testes.

E como fazer para implementar essa cultura em minha empresa?

E como fazer para implementar essa cultura em minha empresa?

Já ficou claro que este conjunto de práticas pode trazer muitos benefícios para as empresas. No entanto, muitos ainda não sabem como implementar essa cultura em seu ambiente de trabalho. O primeiro passo é uma mudança de visão. Passa principalmente pelo pensamento de minimizar ao máximo atividades manuais e buscar formas de automatizar os processos de entrega do seu projeto.

Existem dois principais objetivos a serem buscados durante essa implementação: buscar ferramentas de automação que auxiliem a garantir a qualidade e segurança do seu projeto e orientar os membros do projeto a iniciarem adoção de práticas que irão melhorar a qualidade do software final. Portanto, mesmo que aos poucos, com o cumprimento destas duas metas, a adoção da Cultura DevOps terá boas chances de sucesso na empresa. Não adianta ter as melhores ferramentas se o time ainda faz entregas grandes e complexas em um grande espaço de tempo.

Há relação entre DevOps e Scrum?

Há relação entre DevOps e Scrum?

Como o DevOps não é uma ferramenta mágica, mas sim um conjunto de práticas e processos, acaba lembrando uma outra metodologia: o Scrum. Será que estes dois conceitos possuem algum tipo de relação? A resposta é sim, pois ambos são metodologias ágeis que aceleram o processo de entrega de um projeto de software. O Scrum se volta para a gestão e andamento do projeto, sendo bem flexível de acordo com a necessidade do time. O DevOps segue a mesma flexibilidade, porém foca no desenvolvimento e entrega do código. Portanto, caso a empresa decida adotar DevOps, pode se dizer que ela está adotando processos ágeis no seu fluxo de entrega, o que significa que o Scrum possa vir junto nessa mudança.

Se você não conhece o Scrum ou quer saber mais sobre, basta clicar aqui para ler um conteúdo especial sobre este e outros métodos ágeis!

Isso é uma tendência duradoura ou logo vai passar?

Isso é uma tendência duradoura ou logo vai passar?

Ao longo do texto, mostramos como o DevOps é importante hoje em dia. Porém, será que no futuro ele vai continuar assim? Há quem o chame de tendência, mas talvez já não seja mais uma tendência, mas sim uma realidade. Grandes empresas já perceberam suas vantagens e já adotaram, ou estão em fase de adoção no seu dia a dia.

É possível que, no futuro, o DevOps venha a ser uma metodologia essencial nos projetos. Ainda mais com o surgimento de ferramentas de automação cada vez mais completas, que facilitam (e muito) essa adoção tanto em grandes organizações, quanto em projetos pessoais.

 

Gostou desse conteúdo? Então experimente conhecer o blog da Tecnun!
Toda semana tem sempre um conteúdo esperando por você. Descubra as principais tendências do mundo da tecnologia, leia entrevistas com profissionais de muito gabarito na área e receba dicas bem valiosas para o dia a dia de seu trabalho!

Conheça as nossas redes sociais!

Visite e nos siga no Instagram
Conheça e curta nossa página no Facebook
Se conecte e nos siga no LinkedIn

2021-07-16T10:17:12-03:00Tags: |