DevOps: três maneiras de implementar essa cultura

//DevOps: três maneiras de implementar essa cultura
  • DevOps

As empresas enfrentam o desafio de terem que inovar sempre e inovar rápido. Uma boa ideia pode ser inovadora, mas com o passar do tempo ela se torna algo já esperado de ser feito. Então, após mais tempo ainda, se torna obrigatório para todas as empresas do ramo. Portanto, o DevOps costuma resolver os seguintes problemas: não conseguir lançar novas funcionalidades rapidamente; é muito difícil atualizar seu produto; serviço sempre caindo e os clientes reclamando; tem problema de colaboração entre os times de desenvolvimento e operações; empresa não atingindo os resultados esperado ou a concorrência se saindo melhor

Então, quando uma empresa está com esses problemas, significa que há uma falha no modo como ela trabalha e desenvolve seus produtos. Geralmente, é um conflito crônico de interesses entre os departamentos de desenvolvimento e operações. Dessa forma, enquanto as operações prezam pela estabilidade do ambiente, com as alterações sendo realizadas com muito cuidado, o desenvolvimento deve atender as necessidades do negócio de maneira rápida, fazendo alterações muito rapidamente. 

Portanto, o DevOps ajuda a fazer com que os setores trabalhem juntos, todos visando o único objetivo de contribuir com a empresa positivamente. Dessa forma, as pequenas equipes de desenvolvimento possuem a capacidade de serem independentes de outras áreas e implementarem em produção de forma rápida, precisa e segura. É um conjunto de melhores práticas que enfatizam a colaboração e a comunicação de profissionais de TI no ciclo de vida de aplicações e serviços.

Quer saber mais sobre o que é o DevOps? Então clique aqui e descubra mais sobre o assunto!

Três maneiras de implementar o DevOps

Três maneiras de implementar o DevOps

Fluxo: Envolve otimizar o pipeline de entrega contínua, tornar o trabalho visível, limitar o trabalho em andamento, reduzir o tamanho dos lotes de trabalho, reduzir o número de transferências, identificar melhorias e restrições, eliminar atritos e desperdícios no processo.

Feedback: Parte do princípio de que o trabalho é realizado em um ambiente complexo e ninguém consegue conhecer tudo de ponta a ponta. Ou seja, monitoramento refinado para ter consciência dos problemas na medida em que eles ocorrem, se antecipar aos incidentes e atuar antes que os clientes sejam impactados, prezar pela qualidade e otimizar o processo de entrega de software pensando sempre nas próximas etapas do processo.

Aprendizado Contínuo e Experimentação: Quando há uma cultura de autoconfiança entre os membros do time, então nós conseguimos ter um ambiente propício à experimentação e inovação, que, por consequência, nos permite inovar. E também devemos sempre aprender continuamente com todos os experimentos realizados no processo de desenvolvimento. 

Gostou desse conteúdo? Então experimente conhecer o blog da Tecnun!
Toda semana tem sempre um conteúdo esperando por você. Descubra as principais tendências do mundo da tecnologia, leia entrevistas com profissionais de muito gabarito na área e receba dicas bem valiosas para o dia a dia de seu trabalho!

Conheça as nossas redes sociais!

Visite e nos siga no Instagram
Conheça e curta nossa página no Facebook
Se conecte e nos siga no LinkedIn

 

2021-07-16T11:43:23-03:00Tags: |