Entendendo o armazenamento em nuvem

//Entendendo o armazenamento em nuvem
  • armazenamento em nuvem

De acordo com uma pesquisa do Grupo Sys, cerca de 85% das empresas de tecnologia estão utilizando algum tipo de serviço em nuvem para armazenar seus dados. É um número bastante expressivo, não? Mas você sabe o que é o armazenamento em nuvem? Quais são as vantagens? Para onde os dados vão? É caro? Bom, ao longo dessa leitura, nós te contaremos tudo isso e muito mais sobre um dos serviços que mais cresce no mundo tech!

O que é o armazenamento em nuvem?

O que é o armazenamento em nuvem?

Em primeiro lugar, todos nós sabemos o quanto os dados são importantes para as empresas e o quanto perdê-los seria prejudicial. Relatórios, registros dos colaboradores,  histórico de atividades e diversos outros documentos são vitais para o funcionamento das companhias. Além disso, sabemos também que, às vezes, são tantos arquivos que, em muitos casos, não há espaço suficiente para armazená-los corretamente. Então, é aí que o armazenamento em nuvem surge como uma ótima solução para esse e muitos outros problemas.

O armazenamento em nuvem é um espaço em que é possível armazenar os dados em servidores remotos, que podem ser acessados através da internet. Ou seja, basta estar conectado que você conseguirá acessar e gerenciar essas informações de qualquer lugar. Com a introdução da nuvem, comprar servidores, discos rígidos externos e cartões de memória para transportar seus dados de um lugar para outro não é mais necessário. Além disso, também é possível fazer backups para não correr o risco de perder os arquivos em algum momento.

armazenamento em nuvem

Foto: Reprodução/natanaelginting

E como funciona isso?

E como funciona isso?

Esse tipo de armazenamento funciona de maneira bastante simples. Os data centers, localizados em qualquer lugar do mundo e mantidos por terceiros, armazenam os dados em uma cadeia de servidores interligados. Portanto, como esses servidores estão hospedados, basta uma conexão com a internet para acessá-los, não importando o local de onde esse acesso é feito.

Além disso, o armazenamento em nuvem também oferece suporte a vários arquivos, de diversos tamanhos. Sendo assim, é possível carregar todo o conteúdo importante: documentos, vídeos, filmes, músicas, fotos e inúmeros outros formatos. Existe, ainda, a possibilidade de conectar a nuvem ao celular, facilitando o acesso aos dados de qualquer lugar.

Esse tipo de armazenamento é seguro?

Esse tipo de armazenamento é seguro?

Para proteger os dados em nuvem, existe a combinação de uma senha forte que bloqueia o acesso de pessoas não autorizadas aos arquivos. O armazenamento em nuvem permite, ainda, a restauração e recuperação dos dados para arquivos, pastas ou documentos excluídos acidentalmente. Além disso, é possível restaurar suas informações vinculando sua conta a qualquer dispositivo como tablet, smartphone, computador ou laptop. Portanto, armazenar os dados em nuvem é mais seguro do que mantê-los na máquina ou em fontes externas, pois estas podem ser danificadas ou extraviadas sem qualquer chance de recuperar as informações que lá estavam.

O armazenamento em nuvem é caro?

O armazenamento em nuvem é caro?

Bom, para responder a essa pergunta, é preciso levar alguns fatores em conta. O primeiro deles é: de quanto espaço você precisa? Os serviços de nuvem costumam oferecer planos mensais baseados na quantidade de uso. Ou seja, quanto mais dados guardar, maior será o valor pago. No entanto, outra questão também pode ajudar a refletir sobre essa decisão: quanto seria gasto em servidores mais fortes ou gadgets de armazenamento externo? Como na nuvem você só paga pelo que usa, acaba sendo uma solução mais barata. Tanto é verdade que, de acordo com a Globenewswire, 61% das empresas que adotaram o armazenamento em nuvem o fizeram com a justificativa de reduzir custos.

Mas e você, se interessou e quer começar a armazenar seus dados em nuvem? Nós, da Tecnun, temos profissionais especialistas no assunto que podem te ajudar a encontrar a melhor solução para o seu perfil!

Pare de perder tempo no passado e venha para o futuro! Entre em contato conosco!

2021-03-24T11:58:38-03:00Tags: |