Funções Dinâmicas – ARQUIVOS()

Olá pessoal… Beleza!?

Hoje vou explicar um pouco sobre a função ARQUIVOS() do Excel.  Essa função é uma daquelas funções “invisíveis” do Excel, que não são catalogadas na lista de função.

Sintaxe:
As sintaxes contem apenas um argumento de texto que deve conter o endereço e a extensão dos arquivos a serem listados, sendo que podemos utilizar caractere coringa como usávamos no MS-DOS (ex: c:/*.*).

Para aplicar essa função basta:

1 – Na célula A1 escreva o caminho onde será localizada a pasta onde todos os arquivos serão listados à pressione as teclas CTRL+F3 para abrir o Gerenciador de Nomes à crie um novo Nome em seu Gerenciador de Nomes com a fórmula ARQUIVOS() indicando A Plan1!$A$1 que é a célula em que se encontra o caminho.

2 – Para aplicar a função ARQUIVOS() basta clicar em uma célula qualquer à selecionar uma quantidade que seja maior ou igual ao número de pastasà na barra de formula Digite o nome que você criou, no caso o nome teste  “TESTE” à e pressione as teclas Ctrl + Shift + Enter para aplicar e criar a matriz.

3- Para deixar cada nome dos arquivos na forma vertical é só selecionar uma quantidade maior ou igual ao numero de arquivos à na barra de formulas inserir a seguinte função =TRANSPOR(TESTE) à e pressione as teclas Ctrl + Shift + Enter.

Obs: #N/D seria é quando a quantidade de linhas selecionadas é maior do quea quantidade de arquivos na pasta.

Espero ter ajudado, e até a próxima pessoal…

[]’s

Veja também

O que são Dynamic Arrays (Matrizes Dinâmicas) e como usar no Microsoft Excel 365

Se você chegou aqui, então provavelmente está querendo aprender mais sobre as Dynamic Arrays (ou Matrizes Dinânimcas) do Excel, não? Pois você está no melhor lugar possível para isso! Neste tutorial completo que preparamos, você [...]

2017-10-25T14:57:15-03:00