Indústria 4.0: o que é e qual a sua importância?

//Indústria 4.0: o que é e qual a sua importância?
  • Indústria 4.0

Você sabe o que é Indústria 4.0? Para entender este conceito que está tão em alta nos dias atuais, precisaremos voltar um pouco no tempo.

Há muitos anos, na segunda metade do século XVIII, o surgimento da primeira máquina a vapor, na Inglaterra, fez com que a indústria e as relações de trabalho sofressem uma profunda mudança na época. Era o início da Primeira Revolução Industrial. Aproximadamente um século depois, o carvão deu lugar à eletricidade e, novamente, o mercado de trabalho sentiu enormes transformações. E, avançando mais um século, por consequência de um avanço tecnológico nunca antes visto na história – com o desenvolvimento da robótica, informática, telecomunicações, etc – uma nova grande alteração passou a afetar o sistema produtivo mundial. 

Seguindo essa linha do tempo, no século XXI, também estamos diante de um novo cenário nas relações produtivas e na indústria como um todo. A Indústria 4.0 (ou Quarta Revolução Industrial), assim como suas antecessoras, também surge através de um novo elemento. Como já foram carvão, eletricidade e informática, hoje a grande protagonista de um novo modelo de trabalho se chama digitalização.

O que é Indústria 4.0?

O que é Indústria 4.0?

O nascimento da Indústria 4.0 se apoia em algo que começou na Terceira Revolução Industrial: a automação de processos. No entanto, agora, além da introdução de máquinas e computadores na indústria, com o surgimento de novas tendências tecnológicas – como a análise de dados, machine-learning, internet das coisas, cloud computing, etc – o limite do que era possível realizar com essas máquinas foi expandido em uma escala enorme. 

Pode-se dizer que o principal objetivo dessa nova indústria é a digitalização dos processos industriais, para que se tornem cada vez mais ágeis e, dessa forma, exista um ganho expressivo em produtividade. A existência de aparelhos cada vez mais inteligentes, que suportam cada vez mais dados e que se comunicam entre si, gerando e compartilhando informações, é o que constitui a força da Indústria 4.0.

Portanto, é possível afirmar que este novo movimento está revolucionando a maneira como as indústrias produzem, melhoram e distribuem os seus produtos. As “fábricas inteligentes” são equipadas com sensores, softwares integrados e máquinas que coletam e analisam dados e tornam a tomada de decisão mais fácil e eficiente. Dessa forma, a produção consegue atingir um novo nível de eficiência e responsividade às necessidades do cliente, que antes não era possível.

As tecnologias da Indústria 4.0

As tecnologias da Indústria 4.0

Não há limites para a tecnologia na Indústria 4.0. Pesquisadores e desenvolvedores criam inúmeros métodos e softwares a cada dia, com o intuito de tornar as fábricas cada vez mais inteligentes, resultando em maior produtividade e eficiência. No entanto, existem algumas tecnologias que estão na base deste novo momento da indústria. São elas:

Tecnologias

Internet of Things (IoT): é um componente chave para as fábricas inteligentes. Equipamentos como sensores que contém um endereço de IP no chão de fábrica, tornam possível que as máquinas se conectem com outros dispositivos web. Portanto, essa conectividade faz com que enormes quantidades de dados valiosos possam ser coletados, analisados e gerem valor para a empresa. Mas não para por aí. Caso queira saber mais sobre o assunto, você pode clicar aqui e ler o nosso conteúdo completo sobre IoT.

Cloud computing: outra peça vital para qualquer estratégia de Indústria 4.0. Para a construção de uma fábrica inteligente, é fundamental existir conectividade, integração, cadeia, produção, venda, distribuição e serviço. Sendo assim, a nuvem ajuda a tornar tudo isso possível. Além disso, a nuvem também pode tornar o processamento de uma enorme quantidade de dados mais eficiente e barata. Porém, caso queira saber mais sobre Cloud Computing, clique aqui e acesse o conteúdo completo em nosso blog.

Inteligência artificial e Machine Learning: essas duas tecnologias permitem que a indústria possa usar como vantagem um grande volume de informações, não só no chão de fábrica, mas além das suas unidades de negócio, e até mesmo de parceiros. Criam insights valiosos, promovendo uma visão mais ampla e permitindo a previsão e automação de operações e processos. Além disso, utilizando os dados coletados, é possível prever quando as máquinas industriais irão se quebrar. Portanto, se baseando em algoritmos de machine learning, as empresas podem fazer manutenções preditivas, resultando em maior eficiência e produtividade.

Indústria 4.0: características

Indústria 4.0: características

Apesar de as fábricas estarem em diferentes estágios, existem algumas características que definem o que é a Indústria 4.0 na prática.

Análise de dados para otimizar a tomada de decisão: a análise de dados pode ajudar as empresas a investigar históricos, identificar padrões e tomar decisões melhores. Além disso, também podem utilizar os dados para gerar insights valiosos para o futuro do negócio.

Integração: o funcionamento da Indústria 4.0 necessita de conectividade. Dados coletados em tempo real por sensores, equipamentos e máquinas no chão de fábrica, precisam ser absorvidos e utilizados imediatamente por outros aparelhos presentes na fábrica.

Produção customizada: fábricas inteligentes podem se utilizar dos dados para desenvolver produtos mais customizados, que atendem às necessidades dos consumidores de maneira mais eficiente.

Cadeia de suprimentos: operações industriais dependem de uma cadeia de suprimentos transparente e eficiente. Portanto, isso precisa estar integrado como parte de uma estratégia robusta de Indústria 4.0. Este fator transforma a maneira como a produção utiliza seus materiais e entrega seus produtos.

Gostou desse conteúdo? Então experimente conhecer o blog da Tecnun!
Toda semana tem sempre um conteúdo esperando por você. Descubra as principais tendências do mundo da tecnologia, leia entrevistas com profissionais de muito gabarito na área e receba dicas bem valiosas para o dia a dia de seu trabalho!

Conheça as nossas redes sociais!

Visite e nos siga no Instagram
Conheça e curta nossa página no Facebook
Se conecte e nos siga no LinkedIn

 

2021-07-05T14:20:22-03:00