Inovação tecnológica: o que é e por que investir nisso?

//Inovação tecnológica: o que é e por que investir nisso?
  • Inovação Tecnológica

A palavra inovação, inegavelmente, está em alta. Mas será que todos saber o que ela significa? O que é inovar? Bom, basicamente, inovar é realizar alguma tarefa ou atividade de uma maneira diferente. É fazer algo novo, pensar fora da caixa. E quando isso se une à tecnologia, temos, então, a inovação tecnológica, que pode estar relacionada a produtos ou serviços. Por exemplo, a criação do telefone foi uma inovação tecnológica no campo dos produtos. A criação dos smartphones, muito mais leves e com mais funções, também.

Em um mundo que vive mudando e que faz isso com cada vez mais velocidade, o investimento nesse tipo de inovação se mostra como um dos melhores caminhos para que as empresas consigam suprir as novas demandas. Mas será que você sabe o que é inovação tecnológica e por que ela é tão importante nos dias atuais? Não? Então continue a leitura e descubra!

O que é  Inovação Tecnológica?

O que é Inovação Tecnológica?

De modo geral, quando falamos nela, estamos nos referindo a toda novidade em processos e produtos que surge através do desenvolvimento ou implementação de uma nova tecnologia. As razões para ela surgir podem partir da necessidade de melhorias em processos e/ou resultados ou também da demanda por descobrir novas maneiras de se resolver algo. Para isso, portanto, devem haver pesquisas e investimentos com a finalidade de encontrar a melhor maneira de aumentar a eficiência da produção ou aprimorar um produto.

A inovação tecnológica nem sempre representa uma grande ruptura. Por isso, existem dois tipos: a incremental e a radical. A incremental é a que melhora aquilo que já existe, trazendo estabilidade para a empresa e a mantendo sempre competitiva em seu ramo de mercado. Seus produtos ou serviços se manterão sempre atualizados para suprir as demandas existentes. Os custos e riscos são reduzidos, porém também traz um retorno menor. Por outro lado, a inovação radical é a que sim, representa uma ruptura. Ela permite que a empresa dê grandes saltos para se manter à frente da concorrência. Evidentemente, aqui os riscos e os custos são maiores, mas o potencial de retorno também.

Por que investir nisso?

Por que investir nisso?

A inovação tecnológica já gera impactos em praticamente todos os setores das empresas, sejam elas grandes ou pequenas. Uma companhia que não se preocupa em estudar este processo de inovação e aplicá-lo em seu ambiente, corre o sério risco de se tornar obsoleta e perder força comercial. Sendo assim, o principal motivo para investir em inovação tecnológica é a sobrevivência. A alta competitividade do mercado faz com que seja fundamental inovar para manter sua posição e ganhar mais espaço no mercado. Quem não se atentar a isso, deverá ser ultrapassado pelos seus concorrentes com produtos melhores e processos mais eficientes.

A inovação tem um papel fundamental para a perspectiva de desenvolvimento, sustentabilidade e crescimento de qualquer negócio. No entanto, inovar somente por inovar pode ser tão prejudicial quanto simplesmente não inovar. Portanto, se o custo para desenvolver ou implementar uma tecnologia é maior do que os ganhos potenciais, o impacto será prejudicial para a empresa. Logo, fica clara a necessidade de se ter um plano, um estudo prévio para identificar por que, como e onde essas inovações chegarão em seu ambiente.

Mas e quanto à sua empresa? Perde muito tempo executando tarefas que poderiam ser otimizadas? Existem problemas em sua infraestrutura de TI?

Então talvez tenha chegado a sua hora de investir em inovação tecnológica! Nós, da Tecnun, possuímos um time de especialistas prontos para utilizar a tecnologia para resolver os problemas de seu negócio. Faça como outras empresas e tenha um ganho muito alto em melhoria de processos e produtividade!

Entre em nossas redes sociais para conhecer alguns casos de sucesso!

Imagem: John Schnobrich/Unsplash

2021-04-20T14:10:51-03:00Tags: |