JavaScript: o que é e para que serve

//JavaScript: o que é e para que serve
  • JavaScript

Em nossa sociedade, é comum que as pessoas que aprendem uma segunda língua consigam se destacar no mercado profissional. Entre as línguas mais exigidas estão o inglês, o espanhol e, mais recentemente, o mandarim. No entanto, nos últimos anos, uma nova linguagem surgiu e se tornou quase que obrigatória para muitas funções. E a tendência é que continue em expansão e se torne vital não somente para quem trabalha em contato direto com ela, mas para a sociedade como um todo. Ainda não sabe que idioma é esse? Bom, não poderia ser outro: estamos falando da linguagem de programação! E no conteúdo de hoje, o assunto é especificamente a linguagem em JavaScript.

O que é JavaScript?

O que é JavaScript?

Hoje em dia, quando nos deparamento com uma página de um site que possui gráfico interativos, mapas ou mesmo um formulário onde é possível enviar informações com apenas um clique, não ficamos surpresos. Não é mais nenhuma novidade. No entanto, até meados dos anos 90, as páginas de internet eram estáticas. Não que não fosse possível enviar e responder alguma informação, mas este processo era muito mais lento e complicado. Isso porque, de modo geral, todas as ordens dadas aos navegadores precisavam ser enviadas a um servidor externo, e então, serem executadas lá e, posteriormente, retornavam ao seu ponto de partida.

Então, em 1995, surgiu uma nova linguagem de programação que possuía como objetivo tornar a navegação na internet mais rápida e fácil: o JavaScript. Portanto, essa linguagem é a que permite implementar elementos mais complexos em páginas da web. Toda vez que você se depara com uma página que faz mais do que simplesmente apresentar informações estáticas – ou seja, mostra um mapa interativo, animações 3D, formulários, etc – pode apostar que provavelmente o JavaScript, de alguma forma, está presente ali.  Essa é a linguagem que te permite criar conteúdo dinâmico, controlar elementos de multimídia, animar imagens e muito mais.

Para que serve?

Para que serve o JavaScript?

Originalmente, o JavaScript é uma linguagem de programação client-side. Ou seja, é a máquina do usuário quem processa todas as ações, não sendo necessário enviá-las para nenhum outro ambiente. Dessa forma, as respostas são imediatas. Um bom exemplo do uso dessa linguagem é no carrinho de compras de lojas online. O pequeno box onde se calcula o valor dos produtos e se aplica um cupom de desconto, por exemplo, pode ser desenvolvido através do JavaScript.

Além disso, o uso do JavaScript também pode servir para outros campos. O desenvolvimento web, por exemplo, é a primeira e mais básica utilidade para essa linguagem de programação. Um dos pontos fortes desse uso é que, por conta da possibilidade de implantar os códigos diretamente em HTML, praticamente todos os navegadores e sistemas operacionais são compatíveis com essa tecnologia. Ademais, o JavaScript também funciona bem para desenvolvimento mobile, criação de sistemas back-end e até mesmo para o desenvolvimento de games, prática que cresceu muito nos últimos anos.

Então, existem bons motivos para que o JavaScript seja uma mas linguagens mais importantes e populares no mundo da tecnologia. Além disso, também é uma ótima linguagem para um primeiro contato com a programação e, portanto, para se estudar lógica de programação.

 

Gostou desse conteúdo? Então experimente conhecer o blog da Tecnun!
Toda semana tem sempre um conteúdo esperando por você. Descubra as principais tendências do mundo da tecnologia, leia entrevistas com profissionais de muito gabarito na área e receba dicas bem valiosas para o dia a dia de seu trabalho!

Conheça as nossas redes sociais!

Visite e nos siga no Instagram
Conheça e curta nossa página no Facebook
Se conecte e nos siga no LinkedIn

 

2021-07-16T10:03:27-03:00Tags: |