Mesclar células x Alinhamento Horizontal Centralizado

Veja a diferença e quando utilizar um ou o outro recurso

Problema

Alguns comandos do Excel são famosos pela facilidade de uso e o excelente resultado. Nestas condições podemos citar o Mesclar Células 

Se você ainda não sabe, esse comando mescla e alinha o texto no intervalo selecionado. Muito útil e prático de usar. Porém em algumas situações células mescladas podem ser problema. Uma dessas situações é a exclusão de colunas. Quando tentar excluir uma coluna, pressionando a tecla delete, que está em intervalo que contem células mescladas é bem provável que receba a seguinte mensagem:

Uma alternativa é usar o comando excluir, clicando na coluna com o botão direito do mouse. Mas centralizar o texto usando outro comando é o mais recomendado.

Solução

O alinhamento horizontal centralizado é um ótimo recurso porque apenas centraliza o texto na seleção sem mesclar as células. Dessa maneira não interfere em outros comandos. Para aplicar o alinhamento horizontal centralizado:

1. Selecione o intervalo onde o alinhamento horizontal será aplicado

2. Pressione [CTRL] + [1]

3. Clique na guia Alinhamento

4. Em Alinhamento de texto, Horizontal, clique na caixa de combinação e selecione Centralizar seleção

5. Clique em OK.

Observe que visualmente o resultado é o mesmo, porém não há células mescladas na seleção. Como sempre falamos, os recursos não são excludentes. Não é porque aprendeu agora a utilizar o alinhamento horizontal que nunca mais utilizará o mesclar células. O ideal é analisar cada situação e optar pelo comando que melhor atenda cada caso.

Veja também

O que são Dynamic Arrays (Matrizes Dinâmicas) e como usar no Microsoft Excel 365

Se você chegou aqui, então provavelmente está querendo aprender mais sobre as Dynamic Arrays (ou Matrizes Dinânimcas) do Excel, não? Pois você está no melhor lugar possível para isso! Neste tutorial completo que preparamos, você [...]

2019-07-17T17:54:58-03:00