Range Dinâmico

Olá pessoal.

Hoje vou falar sobre um assunto que é bem interessante, principalmente quando trabalhamos com dados em planilhas do Excel.

Diversas vezes para fazer uma simples SOMA utilizamos um intervalo estático, exemplo, A1:A10, mas e se quisessemos que ao incluir um item nesta lista não precisassemos alterar o intervalo da função SOMA?

Ai é que entra o range dinâmico, que irá alterar o tamanho do intervalo de acordo com a quantidade de itens.

Para isso teremos que em primeiro lugar criar um nome, utilizando as teclas CTRL + F3 ou utilizando a faixa de opções “Formulas -> Gerenciador de Nomes”

Criaremos um nome chamado RD_SOMA (Range Dinâmico Soma), para isso clicar no botão NOVO e no campo nome escrever o RD_SOMA e clicar em OK.

Agora que vem a “mágica”, no formulário que ficou aberto clicar no nome que vc acabou de criar e lá embaixo no campo “Refere-se a:” iremos digitar a seguinte formula:

=DESLOC(Plan1!$A$1;0;0;CONT.VALORES(Plan1!A:A);1)

Como podemos observar utilizamos a função DESLOC que nada mais faz do que deslocar um intervalo para outro lugar. Agora podemos usar a função soma desta maneira =SOMA(RD_SOMA) que não importa quantos itens teremos na coluna A que sempre irá aumentar dinamicamente o intervalo deste nome. Este foi um exemplo simples sobre o uso do range dinâmico, mas o mesmo pode ser utilizado em tabelas dinâmicas, lista de validações e outras diversas funções no Excel que utilizem intervalos.

Veja também

O que são Dynamic Arrays (Matrizes Dinâmicas) e como usar no Microsoft Excel 365

Se você chegou aqui, então provavelmente está querendo aprender mais sobre as Dynamic Arrays (ou Matrizes Dinânimcas) do Excel, não? Pois você está no melhor lugar possível para isso! Neste tutorial completo que preparamos, você [...]

2017-10-10T12:10:47-03:00