Será que você está pronto para começar um projeto de Power BI?

//Será que você está pronto para começar um projeto de Power BI?
  • Power BI

O Power BI é uma ferramenta incrível da Microsoft que pode auxiliar muitas empresas a transformar uma grande quantidade de dados em visualizações simples e inspiradoras. Dessa forma, é um software que facilita (e muito) a implantação do Business Intelligence nas empresas. Caso você não saiba o que é isso, nós temos um conteúdo explicando o que é e qual é a importância do Business Intelligence.

No geral, o funcionamento Power BI é bastante simples e intuitivo. No entanto, antes de iniciar um projeto deste tipo em sua empresa, você precisa entender algumas coisas antes. Iniciar este processo sem saber qual é o investimento necessário, tanto financeiro quanto de tempo e esforço, é bastante prejudicial para o sucesso desta ação. Portanto, neste post, separamos algumas perguntas que você deve se fazer antes de iniciar seu projeto no Power BI. Continue a leitura para descobrir!

Qual é o seu objetivo com o Power BI?

Qual é o seu objetivo com o Power BI?

O primeiro passo antes de iniciar um projeto com Power BI, é ter o seu objetivo bastante claro. Ás vezes, pode acontecer de uma empresa desejar iniciar um projeto deste tipo e não ter ideias ou então ter ideias demais e não saber por onde começar. Portanto, definir um plano claro é fundamental para o sucesso de sua ação. Saber qual será o nível de complexidade do uso da ferramenta e qual meta de negócio deverá ser atingida é vital para mensurar a efetividade do projeto.

 A empresa tem maturidade com projetos similares?

A empresa tem maturidade com projetos similares?

Depois, é preciso entender o quão experiente a empresa é nesse tipo de projeto. Quanto mais experiência ela tiver na aplicação de ações parecidas, mais fácil será introduzir o Power BI em seu negócio. No entanto, isso não quer dizer que companhias inexperientes não possam aplicar este software em seu dia a dia, e nem que aplicá-lo será uma tarefa difícil. Saber o grau de maturidade nessa área é importante para definir a alocação de recursos humanos e delegar funções para cada membro do time. Além disso, também ajuda a entender o que será mais fácil de realizar, o que será mais difícil e aquilo que ainda não é realizado e, com o Power BI, poderá se tornar realidade.

Qual a maturidade do projeto em si?

Qual a maturidade do projeto em si?

Em seguida, você deve entender o quão maduro está o projeto que deseja aplicar. Por exemplo: já existe uma data de entrega para o projeto? Há um valor definido? Existe uma equipe com atribuições definidas? Essas e outras perguntas ajudam a entender se o projeto está pronto ou se ainda precisa de mais ajustes, fazendo com que a introdução no Power BI nessa equação seja mais efetiva. Além disso, entender como é o processo de aprovação e quem são as pessoas envolvidas nisso também auxiliam no sucesso do projeto.

Qual é a infraestrutura para a aplicação do Power BI?

Qual é a infraestrutura para a aplicação?

Com essas outras etapas já esclarecidas, é hora de entender como está a infraestrutura para a aplicação do Power BI. Mas, caso a sua empresa seja iniciante no assunto, não se assuste! O Power BI não exige nenhuma infraestrutura muito elaborada. O primeiro passo para entender o nível de preparo nesse sentido é saber se já existe um licenciamento do Power BI. Portanto, caso ainda não exista, isso deverá ser providenciado. Além disso, outras informações como o local de onde os dados serão extraídos, se há um datacenter próprio e qual será a periodicidade da extração dos dados são importantes para dar sequência no projeto.

Indicadores

Indicadores

Por fim, agora basta definir os indicadores que você deseja construir! Lembre-se sempre de deixar explícito de onde vieram esses dados e se existem fórmulas envolvidas para que eles estejam no formato ideal quando apresentados.

Portanto, agora que você já entendeu todo o processo por trás do início de um projeto em Power BI, que tal contar com a nossa ajuda para seguir?

Aqui, na Tecnun, nós temos profissionais certificados prontos para treinar a sua equipe e mostrar o caminho na utilização do Power BI! Ganhe em agilidade, simplifique processos e utilize os dados para levar sua empresa a outro patamar!

Não vai continuar perdendo tempo, não é mesmo? Então conheça o nosso treinamento prático e dinâmico em Power BI clicando aqui!

Nos acompanhe em nossas redes sociais!

Visite e nos siga no Instagram
Conheça e curta nossa página no Facebook
Se conecte e nos siga no LinkedIn

2021-05-03T12:39:35-03:00