Excel e Power BI: como unir as duas ferramentas e usá-las a seu favor

//Excel e Power BI: como unir as duas ferramentas e usá-las a seu favor
  • excel e power bi

Como já abordamos aqui em outros momentos, com o passar do tempo, o uso de dados se tornou indispensável para qualquer empresa, seja lá qual for o seu ramo no mercado. É fundamental conseguir mensurar, em números e informações, diversos aspectos da companhia, para que o que está dando certo continue, e aquilo que não funciona tão bem, sofra alterações. Portanto, durante um longo período, a ferramenta Excel foi a única solução Microsoft para armazenar e consultar estes dados à favor das organizações. No entanto, apesar de o software ainda ser o queridinho para a maioria das empresas, um novo programa Microsoft surgiu: o Power BI.

Esse novo “concorrente” de peso logo se tornou bastante usado, pois permite uma visualização mais clara dos dados e de como transformar essas informações abstratas em algo mais palpável e valioso, o que ajuda muitos gestores a tomarem as melhores decisões para o futuro de seus negócios. Ou seja, com o surgimento desse software mais moderno seria, então, o fim da linha para o Excel? É claro que não! Cada um deles tem suas finalidades e também podem compartilhar algumas funções, mas já pensou em unir o melhor dos dois mundos? Aqui você descobre como!

Excel e Power BI: ferramentas que se complementam

Excel e Power BI: ferramentas que se complementam

Embora alguns coloquem Excel e Power BI como concorrentes, a grande realidade é que os dois programas podem funcionar muito bem juntos. Em ambos softwares, as ferramentas do Power Query podem funcionar como uma extração de dados, transformação e pipeline de carregamento comum. Sendo assim, você pode ir de quase qualquer fonte de dados para um relatório do Power BI ou uma planilha do Excel, dependendo do que deseja fazer com seus dados.

Além disso, a conectividade entre as duas ferramentas pode ser uma solução bastante robusta para quem deseja implementar o Business Intelligence em sua empresa. Essa capacidade de transferir dados de um para o outro é muito importante, pois você pode produzir consultas e fórmulas no Excel que podem ser publicadas no Power BI para construir painéis e visualizações que levariam um bom tempo para serem produzidos no software pioneiro.

A fácil conexão entre Excel e Power BI

A fácil conexão entre Excel e Power BI

Um fator que contribui, e muito, para que as duas ferramentas funcionem bem em conjunto é a fácil conectividade entre elas. Existe, inclusive, uma maneira simples de, através do Power BI, importar dados do Excel. Para isso, basta abrir ‘app.powerBI.com’, no painel esquerdo e clicar na opção ‘ Obter dados ‘. Então, para importar os dados do Excel, é preciso clicar em “Arquivos” e em “Obter” para selecionar o documento em formato .xlsx.

É importante saber que, se estivermos trabalhando no Excel ou no Power BI, estamos usando os mesmos dados e podemos compartilhar qualquer análise resultante sem preocupação com alguma possível confusão ou mal-entendido. Ter os mesmos tipos de dados em diferentes plataformas ajuda muito a trabalhar com essas informações de forma mais eficaz.

Diferentes sim, concorrentes nunca!

Diferentes sim, concorrentes nunca!

Sim, as ferramentas são diferentes e podem realizar as mesmas funções em alguns momentos. Porém, entendê-las como complementares, e não como concorrentes, pode ser vital para que os dados sejam utilizados da melhor maneira possível. Afinal, complementar aquilo que falta em um software utilizando o outro é muito mais eficiente do que optar por apenas um dos dois.

Mas, e você? Se interessou e quer unir estes dois programas para analisar melhor os dados de sua empresa? E se for um gestor, quer que sua equipe saiba como manusear essas ferramentas em conjunto e harmonia? Aqui, na Tecnun, nós te ensinamos!

Conheça a campanha “Descomplica”, que oferece um curso completo e prático sobre Power BI + Excel, além do adicional de um treinamento em Microsoft Teams para atualizar sua equipe mesmo em home-office!

Não perca mais tempo e eleve seu trabalho ao próximo patamar! Clique aqui e saiba mais!

 

2021-03-17T11:40:26-03:00Tags: , |